Servidores de rede
Servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Utilizado em redes de médio e grande porte e em redes onde a questão da segurança é levada a sério.

Servidor de Arquivos
O Servidor de Arquivo disponibiliza um local para o armazenamento de arquivos aos usuários da rede. Desta forma os dados da rede ficam centralizados, garantindo assim, segurança da informação, proteção contra falha (alta disponibilidade) e possibilita a existência de outros serviços como: backup agendado e cloud computing.

Servidor de e-mail
Um correio eletrônico é um método que permite enviar e receber mensagens através da intranet. Intranet é a rede local de computadores de um estabelecimento, cuja mesma independe dos serviços da internet, ou seja, não existe tarifas de plano mensal para a utilização de e-mail na rede local.

Servidor DNS
O servidor DNS é responsável por gravar sites da internet mais visitados pelos os usuários, a fim de que a busca por esses sites sejam otimizadas. O servidor DNS também é reponsável por traduzir os nomes digitados na barra de endereços dos navegadores para localização de um respectivo computador na rede local ou na própria internet.

Servidor de Backup
Servidor de Backup é um sistema com um local de armazenamento disponível, encarregado de realizar cópias de segurança de dados. Estas cópias são realizadas conforme configuração, geralmente no final do expediente de cada dia, a fim de assegurar a preservação destes dados.

Servidor Proxy
O Servidor proxy realiza os serviços de controle de acesso aos usuários da rede de computadores.
Um proxy permite o acesso ou bloqueio de sites para um usuário ou grupo de usuários. Também fornece espaço de armazenamento para downloads mais importantes como atualizações, etc. Estes downloads ficam disponíveis aos usuários da rede, melhorando assim o desempenho dos serviços de internet, uma vez que esses downloads não precisam ser baixados novamente.

Servidor de Domínio (Active Directory)
O Servidor de Domínio gerencia os usuários da rede de computadores atribuindo-lhes uma única senha para acessar a todos os recursos disponíveis na rede, ou o que lhe foi delegado; como acesso a computadores, arquivos e etc. Além disso, otimiza a segurança da informação, como por exemplo: determinar o horário de utilização do computador para um usuário.